Entendendo o e-commerce: comunicação visual

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Uma imagem vale mais que mil palavras. Quem nunca escutou essa expressão? Poucos dizeres populares são tão verdadeiros como esse. E, em um mundo em que a imagem é um elemento considerado tão importante, estabelecer uma comunicação visual bem atraente com o consumidor do seu e-commerce é fundamental.

Comunicar por meio de elementos visuais é uma estratégia muito utilizada no marketing e deve ser adotada por todas as marcas que desejam estabelecer um bom diálogo com os seus consumidores.

Veja a seguir como a identidade visual, estrategicamente pensada e associada ao marketing digital, pode ajudar a alavancar as suas vendas.

O que é comunicação visual?

A identidade visual é a primeira impressão que o visitante do e-commerce tem da sua marca, ou seja, a comunicação já começa desde o momento que o site aparece tela do consumidor. E todos os elementos visuais que compõem esse layout fazem parte da comunicação visual e complementam a identidade da marca. No caso do comércio eletrônico, podemos dizer que é o estilo visual apresentado no layout, nos e-mails informativos etc.

Uma comunicação visual bem-feita passa credibilidade, atrai novos clientes e cria, ao longo do tempo, vínculos emocionais com a sua marca. Portanto, ela é importantíssima para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing digital.

Por isso, o visual da loja virtual deve conter elementos que contemplem a harmonia do layout com o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Além disso, a funcionalidade é extremamente importante. Tudo precisa estar estrategicamente posicionado para oferecer uma experiência agradável e prática ao consumidor.

A importância da identidade visual

Pensar na organização do processo de compra priorizando a funcionalidade e a boa experiência do cliente é decisivo para que ele complete a compra. O consumidor necessita e quer ter acesso fácil e rápido a todas as informações importantes para a compra, como cadastro no site, forma de pagamento, frete, carrinho de compra etc.

E é possível oferecer isso com um layout didático, simples e objetivo. O design mais clean e atraente evita excessos e faz uma abordagem mais simples, garantindo que o consumidor não se depare com nenhuma distração pelo caminho.

O comércio eletrônico está se tornando cada vez mais competitivo e é necessário se destacar. A comunicação visual, aliada às estratégias de marketing e marketing de conteúdo, ajuda o seu e-commerce a chamar a atenção do público e alcançar lugares inimagináveis.

Como estabelecer uma boa comunicação visual?

A comunicação visual de um e-commerce vai muito além de aparência e da estética. A estruturação do layout, as ferramentas navegação, a usabilidade e a forma como os produtos são apresentados definem um ambiente favorável ou não para a compra.

  • Produtos:

É importante estabelecer uma hierarquia na exibição dos seus produtos e utilizar imagens de alta qualidade.

  • Promoções:

Elas atraem o público e merecem destaque.

  • Identidade visual:

Muitas pessoas são influenciadas pela marca. Por isso, estabeleça um vínculo forte tanto na venda offline quando online. Faça-se presente na vida dos consumidores.

  • Banners:

Banner e animação são ferramentas para chamar a atenção do consumidor, mas não devem ser usadas de forma exagerada. A poluição visual espanta os visitantes do e-commerce. Tome cuidado.

  • Site responsivo:

O layout do site precisa ser pensado para interagir com qualquer dispositivo, seja um desktop ou mobile.

Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários. Mas, para não errar, é muito indicado contar com uma consultoria para e-commerce e deixar que profissionais desenvolvam uma comunicação visual estratégica e eficiente.


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Comentários

  1. Interessante.

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