A Metodologia META

Vou dar uma breve introdução sobre como cheguei a metodologia meta e o porque dela. E ao final do texto você poderá tirar suas próprias conclusões e ver se faz sentido para você.

Após alguns anos trabalhando com marketing digital resolvi me aventurar na consultoria e logo de primeira percebi que faltava uma ferramenta com a qual eu pudesse padronizar o sucesso. Sim isso mesmo. Não é uma formula de bolo, mas uma ferramenta tal qual o ciclo PDCA (quem fez administração sabe do que estou falando) é para a gestão.

Esta ferramenta teria que me dar segurança para que eu conseguisse implementar um e-commerce ou marketing digital em uma empresa de grande porte e um “norte” para que os processos andassem de forma mais autônoma, segura e com qualidade além de melhoria nos resultados continuadamente.

Foi então que com muito estudo e analise eu criei a metodologia META. Criada exclusivamente para proporcionar os melhores resultados, aliados a excelência na performance. A sigla remete a quatro pilares que considero fundamentais Mensuração, Estruturação, Treinamento e Ação.

Fale mais sobre a metodologia META?

Claro! Ela é um dos meus xodós 😉. Como já citado anteriormente o nome é derivado de quatro pilares que considero fundamentais Mensuração, Estruturação, Treinamento e Ação vou destrinchar rapidamente cada um destes pilares com um exemplo prático para tentar ser o mais breve e explicito possível.

Vamos considerar a seguinte situação:

Um empresário que quer abrir um e-commerce ou implementar em sua empresa já existente. Antes de mais nada a META sempre vai ter um foco, um objetivo. Bom, neste caso acho que já está explicito: Implementar e-commerce, com isso em mente se faz necessário uma analise da real situação para avaliar as nossas possíveis Ações. Para isto precisamos mensurar muitas coisas não é mesmo? Pois então é onde início o meu ciclo:

Mensuração:

Seguindo nosso objetivo que é implementar o e-commerce, precisamos mensurar tudo que se faz necessário como: Estrutura física, equipe, tecnologias, legislação, logística, regras de negócio etc. Com tudo mensurado precisamos dar corpo, ou seja, precisamos estruturar.

Estruturação:

Na primeira faze do ciclo segundo a mensuração inicial, precisamos contratar um gerente, precisamos de plataforma X, utilizaremos tais canais de comunicação. Vamos contratar ou estruturar o que for necessário para cumprir o objetivo.

Treinamento:

Com tudo estruturado. Precisamos definir quem faz o que e o que deve entregar. Tudo nos mínimos detalhes. Para isto precisamos treinar a equipe. Desde o atendimento até a diretoria, antecipando as diversidades que podem acontecer no projeto.

Ação:

Aqui é onde damos o start, ou no caso poderia ser a inauguração. Com a certeza que tudo está nos conformes e fadado ao sucesso.

Opa! Mas terminou por aí? E aquele papo de melhoria continua?

Com certeza não termina por aqui, logo que iniciamos a ação ela já tem seus dias contatos para fechar o ciclo, conseguir dados e iniciar uma nova mensuração focado em outros Objetivos. Por exemplo. Poderíamos constatar uma defasagem no setor de marketing então um novo ciclo se inicia com foco no Marketing do negócio.

Meu negócio é pequeno posso utilizar da metodologia?

Claro! A metodologia META é uma abordagem muito abrangente e aplicável em diversas situações. Não ficando exclusivamente para implementação de e-commerce ou grandes empresas. Podemos utilizar até mesmo para melhorar a performance de uma campanha em especifico dentro do AdWords.

Ainda em dúvida sobre a metodologia META?

Que tal utilizar dos 30 minutos de consultoria que ofereço gratuitamente para conversar sobre ? ou se quiser se informe mais no blog.

MENSURAÇÃO

Primeira etapa, fazemos toda a mensuração da situação atual.

ESTRUTURAÇÃO

Após mensuração temos um caminho a seguir onde precisamos de um alicerce, para a estratégia.

TREINAMNETO

Parte onde treinamos e capacitamos todos os envolvidos na estratégia.

AÇÃO

Aqui é onde tudo acontece, e após período definido, juntamos tudo e iniciamos uma nova Mensuração iniciando assim mais um ciclo com melhoria continua .


Pronto para aplicar a metodologia meta ao seu negócio ?

Seu Nome*

Seu Telefone*

Seu Email*

Seu Website

Como eu posso ajudar você?

Qual é o teu objetivo?


Themetf